top of page

Tremores: como saber se tenho Parkinson?

Atualizado: 26 de mar.


Antes de tudo, o que é um tremor?


O tremor é definido como um movimento rítmico e involuntário de qualquer parte do corpo. Ele é o transtorno do movimento mais comum, porém também pode ocorrer em pessoas que não tem nenhuma doença. Por esse motivo, caso você apresente um tremor, é muito importante que procure avaliação médica.

E qual é o médico especialista em tremores?

O médico especialista no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de tremores é o neurologista.



Dr. Lucas Savelli, neurologista

O Dr. Lucas Savelli é médico neurologista formado pela Philipps-Universität Marburg (Alemanha) e pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ) e atende em seu consultório particular em Botafogo e na Barra da Tijuca. Além disso, trabalha na equipe de Neurologia do Hospital Samaritano de Botafogo e é Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia. Tem grande experiência na avaliação, diagnóstico e tratamento de pacientes com tremores.




Quais são os tipos de tremor?

Os tremores são diferenciados principalmente pelas condições em que surgem. Dessa forma, existem tremores de:


Ação: que surgem quando há contração muscular e movimento da parte do corpo.


Repouso: que surgem quando a parte do corpo está relaxada.



Alguns tipos de tremor pertencem ao grupo dos tremores de ação:


Tremor fisiológico:

todas as pessoas podem apresentar um tremor praticamente imperceptível em circunstâncias normais que pode aumentar em situações de estresse e ansiedade.


Tremor induzido por medicações:

existem algumas medicações que podem exacerbar o tremor fisiológico ou causar um tremor. Fazem parte desse grupo algumas medicações que são prescritas com frequência, como por exemplo, antidepressivos, lítio, corticoides, dentre outros


Tremor essencial:

é o transtorno neurológico mais comum a causar um tremor de ação. Estima-se que cerca de 5% da população mundial apresente tremor essencial. Ele surge em idades mais avançadas, porém também acomete pacientes jovens, especialmente quando há alguns casos na família. O tremor essencial acomete geralmente as mãos e os braços, mas também pode atingir a cabeça, a voz e o tronco. Ele é visível com frequência quando o paciente realiza um movimento para pegar um objeto, como um copo, por exemplo. Observa-se que o tremor essencial tende a ficar mais discreto quando o paciente consome pequenas quantidades de bebida alcoólica e a ficar mais intenso quando há consumo de cafeína.


Por outro lado, quando pensamos em um tremor de repouso (que surge quando a parte do corpo afetada está relaxada), deve-se pensar na possibilidade de doença de Parkinson. Em geral, o tremor de repouso aparece inicialmente em somente uma das mãos. Com a progressão da doença, o tremor pode acometer também a outra mão ou as pernas. 

No entanto, é muito importante lembrar que o tremor raramente é o único sintoma apresentado por pacientes com Doença de Parkinson. A maioria dos pacientes também apresenta lentificação marcante dos movimentos, dificuldade para iniciar os movimentos e rigidez das articulações.


Na Doença de Parkinson também é comum que os pacientes apresentem outros sintomas antes do surgimento da doença, como por exemplo, redução importante do olfato, transtornos do sono (sono agitado com movimentos exagerados) e constipação.


Através desse texto, gostaria de chamar a atenção para os diversos significados possíveis do sintoma "tremor". O tremor é um sintoma comum que pode ser a manifestação de doenças diferentes que devem ser acompanhadas e tratadas de maneiras distintas. Por isso, caso você apresente tremor, agende consulta com um neurologista para uma avaliação adequada. Ele poderá escutar sua queixa, realizar um exame neurológico detalhado, solicitar exames complementares que sejam necessários e, após definição de um diagnóstico, iniciar o tratamento adequado que possibilitará a melhora da sua qualidade de vida.


Um abraço e até logo,


Lucas Savelli

Neurologista



Comentários


© 2025 Todos os direitor reservados | Dr. Lucas Savelli – Neurologista

bottom of page